O acordo custará cerca de US$ 3 bilhões da ajuda militar dos EUA a Israel, com as três primeiras aeronaves a serem entregues em 2027.
A delegação de compras do Ministério da Defesa de Israel nos EUA enviou uma Carta de Solicitação formal ao Escritório do Programa F-35 dos EUA para a aquisição de 25 caças furtivos F-35 do governo dos EUA.
A medida ocorre dois meses depois que o ministro da Defesa, Yoav Gallant, aprovou a recomendação do Ministério da Defesa e da IDF para comprar os jatos de combate da Lockheed Martin. Quando a aquisição do terceiro esquadrão F-35 estiver concluída, Israel terá um total de 75 dos jatos furtivos de quinta geração.
O acordo custará cerca de US$ 3 bilhões da ajuda militar dos EUA a Israel, com as três primeiras aeronaves a serem entregues em 2027 e, posteriormente, ao ritmo de três F-35 a cada ano.
Como parte do acordo original entre os governos israelense e americano, a fabricante de aeronaves Lockheed Martin e a fabricante de motores Pratt Whitney, concordaram que os fabricantes israelenses estarão envolvidos na produção de peças para os aviões.
Esta colaboração será especialmente benéfica para a empresa israelense de eletrônicos de defesa Elbit Systems, que fabrica displays e capacetes para os aviões F-35.
O capacete produzido pela Elbit é considerado um líder tecnológico global fornecendo aos pilotos capacidades avançadas de combate.